EDUCAÇÃO FOCO E DEDICAÇÃO

SERVIDOR DE BARCARENA É APROVADO PARA MESTRADO EM DIREITO DA UFPA

Aluno de escolas p√ļblicas do munic√≠pio, na juventude, Adelson Soares sempre conciliou estudo e trabalho e nunca parou de investir na formação.

Por Evandro Santos

11/03/2023 às 22:53:00 - Atualizado h√°
Adelson Soares | Arquivo Pessoal | Reprodução

O servidor p√ļblico Adelson Soares tem mais uma história de sucesso para contar. Ele acaba de ser aprovado para o mestrado em Direito da Universidade Federal do Par√°, um dos cursos mais concorridos e dif√≠ceis para conseguir uma vaga.


Chegar a essa fase é preciso estudar muito, fazer bastante leitura, com dedicação de v√°rias horas aos livros. Nos cursos de elite, como é o Direito, alunos de escolas p√ļblicas t√™m menos vantagens.

Era o caso de Adelson.

"Realizei meu ensino fundamental na escola Santa Sofia e meu ensino médio no José Maria Machado", disse ele.


Quem diria que o garoto ia chegar ao ensino superior? Mas ele chegou e j√° possui duas graduações.

"Em 2011, aprovei com bolsa integral no Prouni no curso de Administração. Em 2015, saindo da formatura de Administração, encarei o Enem do mesmo ano, e consegui a aprovação em Direito na UFPA."


Por necessidade financeira, Adelson teve que conciliar os estados universit√°rios com o trabalho. Ele j√° foi jovem aprendiz do programa do Senai, agente comunit√°rio de sa√ļde, assessor legislativo, servidor no governo do estado, em Belém, por dois anos, depois voltou para Barcarena, onde passou a atuar na √°rea da sa√ļde. Foi gerente em duas UBS e agora é coordenador de Atenção Prim√°ria de Barcarena.


Mesmo com tantas responsabilidades de trabalho, o futuro mestrando da UFPA nunca parou de estudar. No próximo dia 20 de março, Adelson volta para o banco da sala de aula em uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da região Norte. No mestrado da UFPA, ele vai defender o "Estado Democr√°tico de Direito sob uma perspectiva materialista". O projeto ser√° estudado por dois anos, tempo de duração do curso.


Adelson tem as melhores expectativas. Apesar do mestrado exigir dedicação quase que exclusiva, ele continuar√° trabalhando no munic√≠pio.

"Como nas duas formações anteriores, terei que conciliar minha vida profissional com os estudos. Mas estando h√° quase 10 anos fazendo isso, acredito ser poss√≠vel lograr √™xito novamente", disse ele, que sonha em ser professor universit√°rio no futuro. J√° est√° no caminho.


"Após formado, a doc√™ncia no magistério superior é um de meus alvos, principalmente para lecionar em universidades p√ļblicas", afirmou ele, cheio de gratidão.


"Primeiramente a Deus por ter me guiado por toda essa trajetória. À minha fam√≠lia, por me apoiar quando outros não podiam. E aos meus amigos que sempre me incentivam a dar meu melhor no que faço, em especial ao (prefeito) Renato Ogawa, que foi meu paraninfo do Grau de Bacharel em Direito pela UFPA."
Fonte: Portal do Carlos Baía
Comunicar erro
Portal do Carlos Baía

© 2023 Portal do Carlos Baía
(91)986005813

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal do Carlos Baía