Aluno de escolas públicas do município, na juventude, Adelson Soares sempre conciliou estudo e trabalho e nunca parou de investir na formação.
O servidor público Adelson Soares tem mais uma história de sucesso para contar. Ele acaba de ser aprovado para o mestrado em Direito da Universidade Federal do Pará, um dos cursos mais concorridos e difíceis para conseguir uma vaga.
Chegar a essa fase é preciso estudar muito, fazer bastante leitura, com dedicação de várias horas aos livros. Nos cursos de elite, como é o Direito, alunos de escolas públicas têm menos vantagens.
Era o caso de Adelson.
"Realizei meu ensino fundamental na escola Santa Sofia e meu ensino médio no José Maria Machado", disse ele.
Quem diria que o garoto ia chegar ao ensino superior? Mas ele chegou e já possui duas graduações.
"Em 2011, aprovei com bolsa integral no Prouni no curso de Administração. Em 2015, saindo da formatura de Administração, encarei o Enem do mesmo ano, e consegui a aprovação em Direito na UFPA."
Por necessidade financeira, Adelson teve que conciliar os estados universitários com o trabalho. Ele já foi jovem aprendiz do programa do Senai, agente comunitário de saúde, assessor legislativo, servidor no governo do estado, em Belém, por dois anos, depois voltou para Barcarena, onde passou a atuar na área da saúde. Foi gerente em duas UBS e agora é coordenador de Atenção Primária de Barcarena.
Mesmo com tantas responsabilidades de trabalho, o futuro mestrando da UFPA nunca parou de estudar. No próximo dia 20 de março, Adelson volta para o banco da sala de aula em uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da região Norte. No mestrado da UFPA, ele vai defender o "Estado Democrático de Direito sob uma perspectiva materialista". O projeto será estudado por dois anos, tempo de duração do curso.
Adelson tem as melhores expectativas. Apesar do mestrado exigir dedicação quase que exclusiva, ele continuará trabalhando no município.
"Como nas duas formações anteriores, terei que conciliar minha vida profissional com os estudos. Mas estando há quase 10 anos fazendo isso, acredito ser possível lograr êxito novamente", disse ele, que sonha em ser professor universitário no futuro. Já está no caminho.
"Após formado, a docência no magistério superior é um de meus alvos, principalmente para lecionar em universidades públicas", afirmou ele, cheio de gratidão.
"Primeiramente a Deus por ter me guiado por toda essa trajetória. À minha família, por me apoiar quando outros não podiam. E aos meus amigos que sempre me incentivam a dar meu melhor no que faço, em especial ao (prefeito) Renato Ogawa, que foi meu paraninfo do Grau de Bacharel em Direito pela UFPA."