ESPORTES PARABÉNS!

Atletas de Barcarena são campeões no Open Internacional de Karatê

Ao todo foram 1009 atletas que estiveram representando os seguintes países: Panamá, Paraguai, Guiana Francesa, Estados Unidos, Peru, Argentina e Brasil.

Por Portal do Carlos Baía

18/11/2021 às 10:56:16 - Atualizado há
Imagem | Reprodução | DONOKACHI

Quase mil atletas de oito países participaram do Open Internacional de Karatê, em Parauapebas que ocorreu entre os dias 5 e 7 deste mês. O evento, realizado pela Confederação Nacional de Karatê (CNKB) e Federação Paraense de Karatê (Fepak) e contou com a organização do Instituto Ágape, e a prefeitura local.


Os dias de competições intensas nos tatames do ginásio Islander Sousa movimentou torcidas.

Ao todo foram 1009 atletas que estiveram representando os seguintes países: Panamá, Paraguai, Guiana Francesa, Estados Unidos, Peru, Argentina e Brasil. Uma das categorias disputadas foi o Kata, que utiliza apenas movimentos de lutas imaginárias de forma individual, onde é levado em consideração a força, velocidade de execução, postura, atitude e bom condicionamento físico.

Imagem/crédito: Prefeitura de Parauapebas

BARCARENA | PRESENTE | CAMPEÃ

Os atletas da academia de Karatê (DONOKACHI), do Bairro Novo Horizonte em Barcarena, ajudaram o Brasil consagrar-se campeão internacional, pois os alunos da academia barcarenense de karatê, fizeram com que o Brasil fosse o país recordista no número de medalhas, o que garantiu a premiação de destaque, 163(ouro), 151(prata), 252(bronze), somando um total de 566 o total de medalhas.


Os campeões barcarenenses, disputaram nas categorias, mirim, infanto-juvenil, juvenil e adulto, sendo vencedores inclusive no "KATA" e "KUMITE"

Os atletas: Renato Teixeira (16 anos), Samuel Reis (14 anos), Paulo Gledson (16 anos), Luan Cruz (17 anos), Erick Patrick (17 anos), Bruno Nascimento (16 anos), Sahmyr Gabriel (7 anos), Thiago Nascimento (16 anos), Amielson Freitas (16 anos), estiveram acompanhados de seu sensei, o professor faixa preta em karatê Marcos Henrique (23 anos).

| Sensei Marcos Henrique | Itália 2019/Arquivo

Marcos, atua há 15 anos no esporte, chegando inclusive, fruto de sua dedicação, venceu e alcançou o 1º lugar no 1° WKMO World Cup na Itália, em novembro de 2019.


Na Itália, Marcos disputou as modalidades de faixa preta profissional, saindo-se campeão em Kata, que é uma luta imaginária com apresentações de técnicas, e em Kumite, que é a luta, lá estiveram mais de 30 países participando do evento, porém Marcos mostrou seu talento, voltou com ouro e empunhando a bandeira brasileira, do Pará e Barcarena.

| Sahmyr Gabriel (7 aninhos) e Thiago Nascimento (16 anos) / Parauapebas 2021

OPEN INTERNACIONAL DE KARATÊ (NOVEMBRO/2021)

Para os atletas, estar presente nestas competições, mostra a qualidade dos atletas barcarenenses.

"Estamos muito felizes, apesar de todo esforço para tentar apoio financeiro para uma competição dessa, pois sempre recebemos uma desculpa para o não apoio no momento, mas, ir com a cara e a coragem e trazer na bagagem uma vitória internacional, isso já nos enche de alegria, assim como os atletas e seus familiares", conta o sensei Marcos Henrique.


"Barcarena tem capacidade sim, tem atletas qualificados sim, para participar de campeonatos internacionais, nacionais e estaduais, só nos resta surgir empresários, pessoas que abracem a causa conosco e seja nosso parceiro, tanto no projeto que criamos desde 2017, bem como para nossas próximas competições, fazendo com que, seja gratificante para todos, e abra portas e motive, incentive novos atletas", disse esperançoso, Marcos Henrique.


A cerimônia de abertura contou com várias autoridades, entre elas, o presidente Nacional da CNKB, Marcelo Lima de Araújo, o diretor Nacional de Arbiragem, Alexandre Márcio Felisberto da Silva, a secretária Geral CNKB, Ana Luíza Rodrigues Ramos, o presidente da Federação de Goiás e diretor de eventos da CNKB, Luiz Eduardo Pereira de Freitas, o presidente da Fepak, Agnaldo de Sousa Medeiros, a presidente do Instituto Ágape, Sandra Rios, alguns vereadores de Parauapebas como Zacarias Marques e o vereador Francisco Eloécio que preside a comissão de esportes na Câmara Municipal.


O secretário de Esporte, Leandro Gambeta, ao lado do adjunto, Jorge Guerreiro, o secretário Especial de Governo, Keniston Braga, e o vice-prefeito, João do Verdurão, marcaram presença.

O Open Internacional de Karatê marcou a retomada das competições internacionais, após a paralização dos eventos esportivos, por causa da Covid 19.

CATEGORIAS

As categorias que entraram nas disputas foram os Fraldinhas (04 e 05), Mirins (06 e 11 – A, B e C), Infantil (12 e 13), Infanto Juvenil (14 e 15), Juvenil (16 e 17), Juniores (18 a 21), Adulto (22 a 31), Master de 32 acima.

No domingo,07/11, aconteceram as finais entre os atletas faixas marrom e preta, ao disputarem pelo Kumite de equipe.


Países que se destacaram no quadro geral de medalhas:

  • 1º lugar – Brasil foi o país recordista no número de medalhas, o que garantiu a premiação de destaque, 163(ouro), 151(prata), 252(bronze), somando um total de 566 o total de medalhas;
  • 2º lugar – O Panamá, ficou com 7 (ouro), 1 (prata) e 2 (bronze) somando um total de oito medalhas, garantindo a segunda colocação, na premiação dos países que conquistaram um número significativo de medalhas;
  • 3º lugar – Paraguai com 2 (ouro), 2 (prata) e 2 (bronze), garantindo seis medalhas e o terceiro prêmio de país com destaque no Open Internacional;
  • 4º lugar – Peru 2 (ouro), 0 (prata) e 4 (bronze)- seis medalhas na soma geral e garantiu o quarto e último lugar na premiação entre os países participantes;
  • 5º lugar – Estados Unidos, 1 (ouro), 2 (prata) e 0 (bronze)
  • 6º lugar – Guiana Francesa, 1(ouro), 1(prata) e 2(bronze)
  • 7º lugar- Argentina, 1 (ouro), 0(prata) e 3 (bronze)
Fonte: ASCOM/SEMEL - (Texto editado) Cleidi Rodrigues.
Comunicar erro
Portal do Carlos Baía

© 2022 Portal do Carlos Baía
(91)986005813

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal do Carlos Baía