SA√öDE HANSEN√ćASE

Janeiro Roxo: Prefeitura de Barcarena faz alerta sobre a hanseníase

A hansen√≠ase tem cura e o tratamento √© gratuito pelo SUS, atrav√©s das Unidades B√°sicas de Sa√ļde.

Por Portal do Carlos Baía

07/01/2022 às 08:30:00 - Atualizado h√°
Reprodução/Arquivo | ASCOM/PMJ

A campanha Janeiro Roxo traz para a popula√ß√£o um alerta sobre a hansen√≠ase, uma doen√ßa que pode causar incapacidades f√≠sicas, principalmente nas m√£os, pés e olhos. A transmiss√£o ocorre por contato cont√≠nuo, quando uma pessoa com hansen√≠ase, que n√£o faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas.


QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

Manchas esbranqui√ßadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou altera√ß√£o da sensibilidade (calor, frio, tato, dor), que podem estar principalmente nas m√£os, pés, face, orelhas.


Áreas com diminui√ß√£o do pelo e do suor. Dor e sensa√ß√£o de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas nos nervos dos bra√ßos e pernas. Incha√ßo nos pés, √ļlceras de pernas e pés, caro√ßos no corpo avermelhados e dolorosos.


Ao apresentar esses sinais e sintomas, procure imediatamente uma UBS para avalia√ß√£o médica. A hansen√≠ase tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS, através das Unidades B√°sicas de Sa√ļde. N√£o deixe o cuidado com a sa√ļde para depois. Quanto mais cedo identificar, mais chances de evitar sequelas.

Fonte: P√°gina da PMB/Facebook | ASCOM/PMB
Comunicar erro
Portal do Carlos Baía

© 2022 Portal do Carlos Baía
(91)986005813

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal do Carlos Baía