CIDADES PARABÉNS!

Prefeitura de Barcarena promove grande ação em Vila do Conde que completa 369 anos

Habitada inicialmente pelos Índios Mortiguras, oficialmente sua fundação data de 1653 com a construção da capela de São João de Mortigura pelos padres Jesuítas.

Por ASCOM | PMB

08/06/2022 às 22:14:03 - Atualizado há
Rafael San | Arquivo/reprodução

A prefeitura de Barcarena realiza uma grande ação em comemoração ao aniversário de 369 anos de Vila do Conde. Será nesta quinta-feira, 09 e na sexta-feira 10 de Junho, a partir das 9:00h, no Complexo Esportivo e Cultural de Vila do Conde.


Vários serviços e atividades esportivas e culturais:

Emissão de RG, Serviços do Sine, Cursos, Orientações Jurídicas, Verificação de Pressão, Glicemia, Ginecologista, Clínico Geral, Atendimento Odontológico, CTA-Testes Rápidos e Teste para Covid, Vacinas, Palestra de Saúde Bucal, Atendimento Cadúnico, Atendimento Psicológico, Cortes de Cabelo, Fotos, Emissão de Cartões Digitais do Transporte Municipal para Estudantes, Idosos e Pessoas com Deficiência, Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, e muitas atividades.


  • VILA DO CONDE – 369 ANOS

Habitada inicialmente pelos Índios Mortiguras, oficialmente sua fundação data de 1653 com a construção da capela de São João de Mortigura pelos padres Jesuítas.


Em 1720 a capela deu lugar a atual Igreja de São João, construída em estilo colonial. A princípio a Igreja foi construída com a frente voltada para o Rio Pará, em 27 de dezembro de 1823 foi inaugurado um novo pórtico aberto para a terra, segundo relatos de moradores mais antigos pelo motivo dos fortes ventos vindo do mar, que apagavam ás velas, então houve a necessidade da mudança que permanecem até hoje.


Com a expulsão dos Jesuítas por forças da política pombalina o local recebeu o nome de Vila do Conde. A partir de 1943 com a emancipação política do Município de Barcarena, pelo Decreto Estadual 4.505 de 30/12/1943 passou a ser denominado Distrito de Murucupi e a pertencer a Barcarena. (Pesquisa: Ary Soares/2015)

Comunicar erro
Portal do Carlos Baía

© 2022 Portal do Carlos Baía
(91)986005813

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal do Carlos Baía