CIDADES PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Barcarena: Câmara aprova Projeto de Lei que estabelece regras para o acesso de ônibus às praias do município

A proposição seguirá para a sanção do prefeito Renato Ogawa.

Por Evandro Santos

21/06/2022 às 14:42:29 - Atualizado há
Barcarena 360º | Reprodução

A Câmara Municipal de Barcarena aprovou nesta terça-feira (21), durante a 17ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 0009 de 10 de Junho de 2022, de autoria do Executivo, que estabelece regras para o acesso e circulação de ônibus de turismo nas praias do município.


O Caripi, por exemplo, tem recebido uma média de 100 ônibus de piquenique por domingo.

Com cinco capítulos e 20 artigos, o Projeto aprovado nesta terça-feira estabelece que o acesso, a circulação e a permanência de veículos de turismo, oriundos de outros municípios, nos limites territoriais das praias, dependerá de prévia autorização a ser emitida pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.


O pedido de autorização de acesso dos veículos de turismo deverá ser formulado pelo interessado com antecedência mínima de 15 dias úteis, diz o artigo 3º da lei. Se autorizado, o interessado terá que emitir, cinco dias antes da viagem, uns documentos ao município.

Todos os veículos autorizados, vão passar por uma triagem na chegada às praias. Em caso de city tour, será obrigatória a presença de um guia de turismo local ou regional devidamente credenciado junto ao Ministério do Turismo (Cadastur), inclusive para veículos emplacados em Barcarena.


TARIFAS – O Projeto de Lei prevê a cobrança de tarifas pelo estacionamento dos ônibus nas praias, conforme o modelo do veículo e o tipo de excursão na cidade. A tarifa de estacionamento assegura a permanência do veículo por um período de, no máximo, 24 horas.

Os valores arrecadados com a cobrança das tarifas serão destinados para os fundos especiais, sendo 80% para o Fundo Municipal de Turismo e 20% para o Fundo Municipal de Trânsito.

Agora, a proposição seguirá para a sanção do prefeito Renato Ogawa, e logo depois dar-se-á ampla divulgação, inclusive com publicação no Diário Oficial do Município, para que ninguém alegue desconhecer a lei que visa organizar e melhor controlar o acesso às praias de Barcarena.

Comunicar erro
Portal do Carlos Baía

© 2022 Portal do Carlos Baía
(91)986005813

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal do Carlos Baía